Confecção de Joias

Uma joia é muito mais do que apenas um acessório é um símbolo de resgate as tradições que contam histórias e atuam na construção da identidade do indivíduo e para concepção de uma peça é necessário um conjunto de diferentes habilidades envolvendo: design, fundição, laminação, forja, modelagem e acabamento.

O ourives o profissional responsável pela confecção de joias que utiliza a técnica de ourivesaria para tal. Estima-se que essa técnica seja tão antiga quanto a própria escrita, sítios arqueológicos encontrados no mar Egeu datados de 2500 a.C, já continham indícios de trabalhos de ourives altamente detalhadas.

Mas como funciona o processo de ourivesaria e eu passo a passo para confecção de joias? Continue a leitura por que esse será o nosso próximo tópico.

Técnicas Para Confecção de Joias

Tal qual outras técnicas artísticas, a ourivesaria respeita um determinado processo de criação. A base metálica utilizada para a confecção de joias é o ouro 18 quilates (constituída por 18 partes de ouro e seis partes de outras ligas metálicas) e a prata 925 (feita de 92,5% de prata e 7,5% de outros metais). Esses metais são misturados a outras ligas metálicas, pois quando puros, tornam-se extremamente macios e por esse motivo são adequados para a ourivesaria.

A confecção de joias passa por diversos processos diferentes para ser finalizado, são eles:

  • Criação da Joia - O primeiro passo é o desenho da joia que será criada, esse é o momento em que o designer deve usar toda sua criatividade e inspiração, também chamado de materialização de ideias, quando o projeto sai do papel para seguir para sistema de usinagem.
  • Fundição - O metal é exposto a altas temperaturas para que saia do estado sólido para o líquido, no qual ele será despejado em uma forma com o formato do desenho criado previamente.

    Nesta etapa criam-se moldes de cera, que receberão camadas de gesso que serão levadas ao forno. Uma vez endurecida, o ourives faz um furo no gesso para que a cera derreta e escorra, para que então, o molde possa ser preenchido com líquido derretido e assim possa ganhar a forma desejada. Esse processo quando é bem feito muitas vezes dispensa algumas etapas de acabamento.

  • Laminação - Laminação consiste na obtenção de chapas de ouro, prata, latão ou qualquer outro tipo de metal que seja utilizado para confecção de joias. Neste processo, o metal é comprimido diversas vezes por uma espécie de rolo até chegar ao ponto de recozimento do material.
  • Recozimento - Recozimento significa aquecer o material ao ponto de incandescência para depois resfria-lo, a forma para o resfriamento depende do tipo do metal utilizado.
  • Martelagem - Esse processo envolve utilizar um martelo ou algo similar para modelar previamente o metal até que ele ganhe a forma desejada.
  • Modelagem - A modelagem é um processo de refinamento da martelagem, com intuito de conferir contornos melhores definidos para o metal, utilizando ferramentas de maior precisão.
  • Soldagem - Assim como o nome sugere a soldagem é utilizada na confecção de joias para unir partes do metal já moldado, como garras e elos de uma corrente.
  • Acabamento - Depois da joia já modelada o acabamento tem o intuito de aprimorar a mesma, utilizando limas e lixas, dando polimento e realizando a cravação de pedras e a diamantação.

Confecção de Joias na Premier Joias

A Premier Joia realiza a confecção de joias sobre encomenda e sob medida de alta qualidade, em nossa loja, nossos Ourives realizam a confecção original da peça de acordo com a personalidade, gosto e expectativa de cada cliente, para criar uma peça única e garantir uma experiência de compra inigualável.

Ao recebermos as informações do que deseja, verificamos a viabilidade do projeto entramos em contato para informar o orçamento, bem como o prazo para confecção das joias.

Somos uma joalheria com mais de 20 anos de experiência no mercado de ourives e nos orgulhamos de contar com os melhores profissionais do ramo.

Para maiores informações e para conhecer ainda mais sobre nossos serviços não hesite em entrar em contato conosco.

Dúvidas? Fale Conosco