Que existem diferentes tipos de ouro, nós já sabemos. Mas você conhece as principais características de cada um deles?
Pois bem! O tipo de ouro diz muito sobre uma peça e as características que oferece, bem como impacta diretamente no seu valor de compra e venda.
Quando falamos que uma peça é feita em ouro 18K ou em ouro 24K, estamos nos referindo ao tipo de ouro utilizado durante a confecção da jóia.
Por isso, conhecer esses diferentes tipos é muito importante tanto para a compra de peças novas, como para a venda de peças que você possui e está pensando em se desfazer.
Portanto, vamos conhecer a seguir um pouco melhor sobre os diferentes tipos de ouro, suas principais características e como diferenciar cada um deles. Acompanhe!
Fonte:GoogleImagens (https://blog.ourocambio.com/wp-content/uploads/2021/09/b9f9ecf0ff1c2a9f0b2f45a7a361f3dd_dcb1906d16c0ff6d8fcb129b5748a545.png)
Quais são os diferentes tipos de ouro?
Como comentamos, existem tipos de ouro diferentes, sendo que cada um possui as suas próprias características e composições.
Dentro do mercado de joalheria atual, os dois tipos mais comuns são o ouro 18 quilates e o ouro 24 quilates. Mas também podemos encontrar peças em ouro 14 e 10 quilates. Enfim, vamos dar uma olhada nas principais diferenças entre eles:
Ouro 24 quilates (24k)
O ouro 24k é o famoso ouro puro, ou seja, que não há mistura com outros metais durante o seu processo de fabricação. Por ser o mais puro de todos os tipos de ouro, ele também é o mais maleável e o mais propenso a amassar ou dobrar consequentemente.
Por conta da alta pureza, o ouro 24k acaba sendo um pouco mais suscetível a arranhões e danos. No entanto, ele é mundialmente reconhecido por conta da sua cor intensa e do seu brilho característico.
Ouro 18 quilates (18k)
Já o ouro 18k, por sua vez, é um tipo composto por 75% de ouro puro e 25% de outros metais, que podem incluir cobre, prata ou paládio, por exemplo.
Essa mistura torna o ouro 18k muito mais durável e resistente do que o ouro 24k. Além disso, também possui uma cor um pouco menos intensa do que o ouro 24k, justamente por conta da presença dos outros metais na sua composição.
Por conta dessas características, o ouro 18k é o mais utilizado na fabricação de jóias. Afinal, ele consegue equilibrar a beleza do ouro puro com a durabilidade necessária para o uso diário.
Ouro 14 quilates (14k)
O ouro 14k é composto por 58,3% de ouro puro e 41,7% de outros metais. Por conta da proporção menor de ouro puro na composição, ele tem uma cor levemente mais clara do que o ouro 18k.
De modo geral, ele também representa uma opção interessante para a confecção de jóias, pois consegue oferecer uma boa combinação entre durabilidade e valor.
Ouro 10 quilates (10k)
Por fim, o ouro 10k é composto por 41,7% de ouro puro e 58,3% de outros metais. Portanto, é uma opção mais baixa em termos de teor de ouro entre os tipos mais usados em artigos de joalheria.
Nas suas características físicas, podemos notar uma cor mais clara e menos dourada do que os tipos de ouro com maior teor de ouro puro.
Além disso, por conta da sua composição, o ouro 10k é mais resistente a arranhões e danos do que os tipos com maior teor de ouro.
Avaliando os tipos de ouro das jóias
Agora que você já conhece os diferentes tipos de ouro e as suas principais características, pode estar se questionando sobre como avaliar o tipo de ouro presente nas suas peças.
Realizar a avaliação do tipo de ouro das suas jóias pode ser importante para entender o seu real valor e as suas características de durabilidade.
Se você tem peças de ouro sem certificado e gostaria de descobrir com qual tipo de ouro elas foram confeccionadas, aqui estão algumas dicas para fazer a avaliação:
Verifique as marcações de quilates
Muitas jóias possuem uma marcação que indica o teor de ouro presente na peça. Então, em primeiro lugar, procure por uma marcação de “18k”, “14k”, “10k” ou “24k” em todos os cantos da sua jóia.
Geralmente, a marcação de quilates costuma estar localizada na parte interna do aro de anéis e pulseiras, ou na parte traseira de colares e pingentes.
Teste de ácido
Se a sua peça não contar com nenhuma marcação visível, você pode realizar um teste de ácido para determinar o teor de ouro.
Esse teste envolve a aplicação de um ácido específico em uma pequena área da jóia. Em seguida, observe qual será a reação da peça. O ácido vai reagir de forma diferente com diferentes teores de ouro.
Teste magnético
O ouro puro (24k) não é magnético, enquanto ligas de ouro com outros metais geralmente são magnéticas.
Se você suspeita que a sua peça seja de ouro 24k, use um ímã para ver se ele irá atrair a jóia. Se a jóia for magnética, é provável ser uma liga de ouro e não ouro puro.
Consulte um especialista
Se, após todas essas tentativas, você ainda não tiver certeza sobre o tipo de ouro de suas jóias, ou se você quiser ter uma avaliação mais precisa e certeira, o ideal é consultar um joalheiro profissional.
Esses especialistas possuem todo o conhecimento e todas as ferramentas necessárias para identificar o tipo de ouro utilizado nas suas peças com alta precisão. Além disso, eles também podem avaliar o valor e os demais detalhes presentes, como pedras e detalhes.
Aqui na Premier Jóias, contamos com uma equipe profissional especializada em avaliação de peças de ouro, que está preparada para testar e investigar todos os detalhes das suas jóias e dar um veredito final sobre o tipo de ouro e o seu valor.
Se você está buscando por uma avaliação de peças de ouro, entre em contato com a Premier Jóias e faça uma avaliação.