Você está se questionando se a sua joia quebrada tem valor? Se esse é o caso, então, saiba que sim!
Mesmo jóias danificadas podem ter um ótimo aproveitamento, seja para venda, derretimento ou conserto.
Mas como fazer para decidir se é melhor vender ou restaurar? No conteúdo a seguir, vamos te falar quais são os principais fatores que influenciam essa escolha e como garantir o melhor retorno para as suas jóias. Confira!
Joia quebrada tem valor? O que influencia o preço?
É muito comum que as pessoas tenham dúvida se uma jóia quebrada tem valor e se ela ainda é possível ganhar algum valor com a peça.
De modo geral, as jóias quebradas continuam tendo valor, mas a influência sobre o preço depende de vários fatores. Por exemplo:
- Material da jóia: o ouro e a prata são metais preciosos altamente valorizados no mercado, mesmo quando a peça está danificada. Por isso, o valor de revenda será baseado no peso do metal e na cotação atual.
- Pedras preciosas: se a sua jóia contém diamantes, esmeraldas, rubis ou safiras, é possível reaproveitar esses elementos. Mesmo se a peça estiver quebrada, podemos remover as pedras e utilizá-las em novas jóias.
- Marca e design: jóias de marcas renomadas podem manter um alto valor mesmo com alguns danos.
- Raridade e antiguidade: jóias antigas e raras podem ter um valor significativo mesmo quebradas. Na maioria das vezes, restaurá-las pode aumentar ainda mais o seu valor de mercado.
Afinal, joia quebrada tem valor? Vale mais a pena vender ou consertar?
A decisão entre vender ou consertar uma jóia que está quebrada depende do tipo de peça e do custo da restauração.
Para te ajudar a realizar essa avaliação com as suas peças, confira os prós e contras de cada opção:
Quando vender joias quebradas?
Se a sua peça está muito danificada e o custo do conserto for alto, vender a jóia pode ser uma opção mais vantajosa para maximizar o seu lucro.
Além disso, jóias feitas de metais preciosos que seja possível vender pelo peso também costumam ser boas candidatas para a venda.
Enfim, se você deseja obter dinheiro mais rápido, sem precisar restaurar a peça, a venda é o melhor caminho.
Quando consertar?
Já o conserto pode ser mais indicado para outros casos. É o caso, por exemplo, quando a jóia tem valor sentimental e você deseja mantê-la.
Além disso, se a sua peça for de uma marca de luxo e o conserto contribuir diretamente para aumentar o seu valor, também vale a pena finalizar a restauração antes de vender.
Outro sinal claro de que vale a pena consertar é se o custo do reparo for baixo em comparação ao valor de revenda, ajudando a maximizar os seus ganhos.
Como vender joias quebradas com segurança?
Se você acabar optando por vender as suas jóias quebradas, é muito importante tomar alguns cuidados básicos para garantir segurança ao longo do processo de venda:
- Avaliação profissional: primeiramente, procure uma joalheria confiável para avaliar o peso do metal, a autenticidade das pedras e o valor real da peça.
- Pesquise a cotação: antes de vender, confira o valor do ouro e da prata no mercado para garantir que estão te oferecendo um preço justo.
- Evite compradores desconhecidos: negocie apenas com empresas especializadas para evitar golpes.
- Verifique a forma de pagamento: opte por formas de pagamentos seguras e imediatas para evitar problemas.
Portanto, se você tem uma joia quebrada, ela ainda pode ter um ótimo valor, seja para venda ou para conserto. O mais importante é avaliar todas as possibilidades antes de tomar uma decisão.Na Premier Jóias, oferecemos avaliações justas e compra segura de joias quebradas, além de serviços de restauração de alta qualidade. Caso precise, entre em contato com a nossa equipe e descubra qual é o melhor destino para a sua jóia.