No post de hoje, você confere tudo sobre a avaliação de jóias, como funciona e muito mais!
Na hora de vender as suas jóias, uma das dúvidas mais comuns que podem acabar surgindo é com relação ao valor justo das suas peças, certo?
Quem já teve a experiência de vender jóias, sabe o quanto as propostas oferecidas pelas peças podem variar de um local para o outro.
Isso acaba criando dúvidas sobre qual é o real valor das suas jóias e a proposta mínima que você deveria aceitar para sair da negociação com vantagem.
Fato é que a determinação do valor de uma jóia depende de uma série de fatores. Eles vão desde o material utilizado na fabricação, até as condições gerais da peça e os demais adornos que foram utilizados.
Para ajudar a garantir que você está fazendo um bom negócio, preparamos esse conteúdo para te contar todos os detalhes sobre como funciona a avaliação de jóias. Bem como os fatores que devemos levar em consideração para chegar a um valor justo.
Ter conhecimento sobre esse processo é indispensável para que você saiba analisar se a avaliação feita por empresas joalherias ou compradores autônomos, realmente está sendo justa. Acompanhe!
Fatores que influenciam a avaliação de jóias
As jóias são peças que se valorizam cada vez mais ao longo da história, por conta da sua beleza, raridade, história e significado intrínsecos à peças mais raras.
No entanto, avaliar o valor de uma jóia pode ser uma tarefa bem complexa. Afinal, esse processo de avaliação envolve uma combinação de fatores técnicos, estéticos e de mercado. Tudo isso influencia direta e indiretamente no valor final de cada peça.
Então, vamos entender quais são os aspectos que devemos considerar ao buscar por uma avaliação justa para as suas peças de jóias:
Características intrínsecas da sua jóia
Em primeiro lugar, uma das principais características que vão influenciar na avaliação das suas jóias são as características gerais intrínsecas às peças.
Nessa parte da avaliação, a empresa ou o avaliador profissional vai analisar alguns detalhes muito importantes, e que podem elevar o valor como um todo, incluindo:
A presença de gema e de metais preciosos
A quantidade de gemas ou de metais preciosos que foram utilizados para fabricar a sua peça de jóia, possuem um papel muito importante na hora da avaliação.
Considera-se critérios como a cor, a claridade, o corte e o quilate para definir o preço mais adequado, bem como a pureza e a raridade.
Design da peça
O estilo de design das suas jóias e a originalidade também influenciam na determinação do preço mais justo.
Se as suas peças possuem um design exclusivo ou foram feitas por designers famosos, é possível que o valor final seja maior.
Condição da jóia
A condição geral das suas peças também impacta diretamente no valor, pois os avaliadores vão considerar o estado de conservação e a autenticidade.
Tendências do mercado atual de jóias
As atuais tendências do mercado atual de jóias também pode desempenhar um papel muito importante na hora de definir o valor das suas peças.
Isso porque, se a sua jóia possui um design mais antigo e que não é tão valorizado atualmente, por exemplo, ela pode ter o seu valor desvalorizado.
Presença de certificados e documentos
Se as suas jóias possuem certificados de autenticidade, vale a pena levá-los com você na hora da avaliação.
Afinal, os certificados podem funcionar como um grande diferencial em alguns casos, ajudando a aumentar o valor da avaliação.
História e valor cultural da peça
Por fim, a história e o valor cultural das peças também podem ser aspectos importantes durante a avaliação.
Se as suas jóias fizeram parte de algum evento histórico importante, se representam a cultura de povos mais antigos ou se possuem uma história importante no passado, esses fatos podem ajudar a elevar o valor de mercado.
Como saber quanto a minha jóia vale?
Para saber quanto a sua jóia vale, será necessário passar por essa análise cuidadosa dos diversos fatores que comentamos acima. Afinal, eles são capazes de influenciar o seu valor de mercado.
Dessa forma, a melhor maneira de saber o quanto a sua jóia realmente vale e o valor mínimo que você deveria aceitar por ela, é buscando a ajuda de profissionais nesse assunto, que tenham os aparelhos e as técnicas certas para fazer a avaliação.
Você pode procurar por especialistas em joalheria, gemólogos ou avaliadores profissionais. Afinal, eles possuem um conhecimento aprofundado sobre o mercado de jóias e podem fornecer uma avaliação mais precisa.
Além disso, existem várias empresas que podem realizar o serviço de avaliação das suas jóias. Com base nessa avaliação, eles te farão uma proposta de compra, o que agiliza o processo de venda.
Mas, se você acredita que tem uma peça rara e valiosa, vale a pena fazer uma avaliação profissional primeiro, antes de tentar negociá-la no mercado aberto.
E se você pensa em fazer a venda das suas peças de jóias, confira aqui um passo a passo para vender com sucesso!
Avaliação de jóias é com a Premier Jóias!
Aqui na Premier Jóias, somos especialistas em realizar a avaliação de jóias e itens de ouro, contando com os melhores e mais inovadores aparelhos de avaliação.
Sabemos o quanto pode ser difícil confiar nas avaliações de jóias por aí. Por isso, nos comprometemos a oferecer um processo de avaliação transparente, justo e sempre levando em consideração as necessidades dos nossos clientes.
Se você tem peças de jóias para avaliar e está em busca de profissionais qualificados e confiáveis para te ajudar nessa missão, então, conte com a Premier Jóias!
Fale conosco e conheça um pouco mais sobre como funciona o nosso serviço de avaliação de jóias e ouro.