Premier Jóias

Diamantes

Diamantes: da mina à joalheria de luxo

5/5 - (1 voto)

Os diamantes, com o seu brilho e a sua durabilidade incomparável, sempre fascinaram a humanidade, desde as suas origens até a sua completa transformação em peças deslumbrantes de joalheria de luxo.

No entanto, sabemos que muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona o processo do diamante desde que ele sai da mina, até parar nas peças de jóias que tanto admiramos nas vitrines de luxo ao redor de todo o mundo.

E o que já podemos adiantar é que o processo de confecção de um diamante é realmente incrível. Afinal, é cercado de muitos detalhes e etapas que garantem a perfeição em cada unidade.

Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre como funciona a jornada de um diamante da mina até as prateleiras de joalheria de luxo. Acompanhe!

Etapas da jornada dos diamantes

Para que os diamantes cheguem ao nível de beleza e brilho que conhecemos, eles precisam passar por uma série de etapas super cuidadosas e delicadas. Confira!

Extração e mineração

A jornada começa nas profundezas da terra, quando eles começam a se formar sob condições intensas de calor e pressão.

A mineração do diamante pode ocorrer de duas maneiras principais: a céu aberto ou no formato de mineração subterrânea. Confira mais detalhes sobre cada uma delas:

  • Mineração a céu aberto: utilizada quando o diamante está próximo da superfície da terra, nas minerações a céu aberto envolvem grandes escavadoras que removem camadas de rocha para expor os depósitos de diamantes.
  • Mineração subterrânea: aplicada quando o diamante está mais profundo na crosta terrestre. Nesses casos, é necessário cavar túneis para acessar os depósitos e trazê-lo para a superfície.

Classificação e seleção dos diamantes

Após a extração, é hora de transportar os diamantes brutos para centros de classificação, onde especialistas vão avaliar cada pedra com base nos “4 Cs” – cor, clareza, corte e quilate.

Essa avaliação é um processo indispensável para determinar a qualidade e o valor potencial de cada diamante.

  • Cor: se avalia a ausência de cor no diamante branco. Quanto menos cor, maior será o valor da pedra.
  • Clareza: mede a presença de inclusões e imperfeições nos diamantes, sendo que as pedras mais claras são mais valiosas.
  • Corte: está relacionado com a qualidade do corte, pois isso pode influenciar o brilho e a estética do diamante.
  • Quilate: é a medida do peso do diamante. Pedras maiores são mais raras e, consequentemente, mais valiosas também.

Corte e polimento

Após a classificação dos diamantes brutos, eles irão para os mestres lapidadores que cortam e polêm as pedras, sempre visando maximizar o brilho e a beleza do diamante.

Em primeiro lugar, a pedra passa por estudos para determinar a melhor forma de cortá-la, minimizando perdas e maximizando o seu valor.

Depois, utiliza-se serras de precisão e lasers para cortar o diamante bruto em facetas. Em seguida, ele passa pelo polimento para criar o brilho característico do diamante.

Certificação e avaliação 

Após a lapidação, os diamantes vão para laboratórios gemológicos, responsáveis por fornecer certificados que detalham as características dos diamantes com base nos 4 Cs, assegurando a autenticidade e a qualidade da pedra.

Design e criação de jóias de diamantes

Por fim, com os diamantes certificados em mãos, os designers de jóias começam a criar peças únicas com os diamantes.

Para cada peça, é necessário pensar em designs e modelos únicos que consigam destacar a sua beleza e otimizar ao máximo o uso da pedra. Assim, é possível transformá-las em jóias extremamente deslumbrantes e valiosas.

Finalmente, as jóias de diamantes estão prontas para exibição nas joalherias de luxo ao redor de todo o mundo.

Por que o valor dos diamantes é tão elevado?

Ao mesmo tempo que os diamantes são reconhecidos pelo seu brilho incomparável, eles também são atrelados constantemente a preços elevados no mercado. Mas o que torna essas peças tão caras?

Desde a sua formação nas profundezas da terra até o seu status na sociedade, cada fator que faz parte da jornada dos diamantes contribui para o alto valor elevado dessas peças.

Uma das principais razões para o alto valor dos diamantes é a sua raridade. Diamantes são formados sob condições extremas de calor e de pressão a centenas de quilômetros abaixo da superfície.

Contudo, esse processo geológico leva bilhões de anos, o que faz dos diamantes pedras naturalmente raras e difíceis de encontrar.

Além disso, a mineração de diamantes é um processo complexo e caro. Afinal, envolve o uso de equipamentos pesados e de tecnologias super avançadas para localizar e extrair os diamantes dos depósitos subterrâneos ou aluviais.

Então, a logística e os custos operacionais associados à mineração também acabam contribuindo diretamente para o preço final dos diamantes.

Além de serem apreciados pela sua beleza, os diamantes são vistos como uma forma de investimento. Afinal de contas, são peças capazes de preservar e elevar o seu valor ao longo do tempo, por conta da alta qualidade e raridade dessas peças.

Enfim, todas essas características e fatores tornam os diamantes uma das gemas mais valiosas do mundo e não é para menos!

Está em busca de peças de diamante únicas? A Premier Jóias, especializada em jóias de luxo, pode te acompanhar ao longo da sua busca.

Entre em contato para conhecer os nossos serviços de confecção!

Envie-nos uma mensagem

Envie sua dúvida para nós que entraremos em contato o mais breve possível!

Pré Avaliação: Faça uma pré-avaliação online, envie uma foto da sua joia para nós do conforto da sua casa.

Avaliação Profissional: Tenha uma avaliação especializada, com profissionais experientes e com certificação dos principais órgãos reguladores do setor.

Atendimento Seguro: O atendimento presencial é feito em nossa loja, em um ambiente seguro e reservado, para garantir o seu conforto.

Pagamento à Vista: Realizamos o pagamento à vista, você escolhe a forma de pagamento.