A arte utilizada para se trabalhar com metais preciosos é chamada de ourivesaria durante a fabricação de joias e ornamentos, há registros milenares do uso desta técnica, utilizada até hoje.

A solda de joias engloba-se em um dos principais métodos modernos da ourivesaria, que requer habilidade e destreza suficiente para realizar um trabalho perfeito. O objetivo da solda não é formar uma camada grossa e sim utilizar com a menor quantidade possível de solda para realizar o reparo da joia, de modo que o trabalho fique quase invisível.

Como é feita a Solda

O ouvires, além de utilizar a solda específica, corta os palhões de acordo com as proporções mais adequadas. Algo importante a se ressaltar é que caso a peça já tenha sido soldada anteriormente, deve-se usar um tipo de solda mais fraca, pois soldas do mesmo tipo não funcionam.

Passos para uma solda perfeita:

  1. A peça deve ser aquecida para evitar deformação e deslocamento durante o processo.
  2. Esfrie a peça em água com álcool.
  3. Use uma lima para deixar as partes que serão soldadas retas.
  4. Para que a solda não corra apenas para um lado, junte as pontas de frente uma para a outra, não pode haver espaços entre as peças.
  5. Prenda a peça na pinça de pressão e colocar sobre o amianto.
  6. Corte a solda em pequenos pedaços, apenas a quantidade necessária. Lembre-se: o tamanho dos pedaços será de acordo com o local a ser soldado