Limpeza De Joias

Todos que compram uma joia têm a certeza de estarem adquirindo um objeto para a vida toda isso porque as verdadeiras joias são reconhecidamente duradouras. Contudo, a ação do tempo pode causar mudanças e o envelhecimento até mesmo das peças mais refinadas e por esse motivo, saber como realizar a limpeza de joias é fundamental para se ter sempre uma peça nova.

A seguir veremos os principais motivos que causam o escurecimento e demais danos as joias e como realizar os cuidados. Continue a leitura e acompanhe as dicas de Premier Joias.

Cuidados Com a Joia

Antes de recorrer a técnicas de limpeza, é importante conhecer os cuidados fundamentais que se deve ter com peças de tamanho valor, para que assim, tanto o brilho quanto a integridade original da joia permaneça intacta pelo maior tempo possível.

Evite situações em que haja o potencial risco de arranhar ou quebrar suas peças, quando for realizar qualquer tipo de serviço manual que envolva água, cosméticos, produtos químicos e ou medicamentos, retire antes a joia. Além disso não a deixe exposta ao sol e a altas temperaturas.

Se você costuma usar perfumes, coloque suas joias apenas 15 minutos depois, outro ponto importante é guardá-las separadamente, caso elas fiquem em um porta-joias, faça a separação utilizando veludo ou um pano macio, mas nunca as guarde em um saco plástico. Além disso, algumas peças, especialmente as pérolas, madrepérolas e esmeraldas devem ser armazenadas em locais frescos e arejados.

Dicas de Limpeza De Joias

Na internet é possível encontrar muitas dicas de como realizar a limpeza de joias. Vale lembrar que todas essas medidas são provisórias e a real limpeza deve ser feita através de um especialista com técnicas eficazes que garantem o resultado final satisfatório, visto que muitas vezes a limpeza feita em casa pode ter o efeito contrário do esperado

  • Limpeza de Joias Sem Pedras: As joias que normalmente requerem maiores cuidados são aquelas confeccionadas em ouro, isso porque, mesmo que o ouro seja 18 ou 24 quilates, ainda assim diversos fatores podem causar alterações nas peças. Por isso, recomenda-se que a limpeza seja feita apenas com uma flanela macia e seca no dia a dia, o objetivo é manter as características originais da joia, logo para limpezas mais complexas recomenda-se ajuda de um profissional da Premier joias;
  • Diamantes: Os diamantes têm a tendência natural a atrair substâncias gordurosas, para conservá-los em bom estado, a limpeza deve ser feita uma vez por semana com uma flanela úmida sem nenhum produto químico.
  • Pérolas: As pérolas, madrepérolas e corais, são gemas orgânicas com grande sensibilidade a ácidos (como o ácido úrico), detergentes, perfumes fixadores de cabelo ultrassom e outras substâncias comumente utilizadas na limpeza de joias.

    Por esse motivo, a limpeza deve ser feita apenas com uma flanela úmida. Recomenda-se também que não as utilize no banho, piscinas ou mar, por causa da ação do cloro, sal e outros elementos.

  • Esmeraldas: Recomenda-se que as esmeraldas sejam limpas com sabão neutro e água corrente fria, enquanto a secagem deve ser feita com lenços de papel, com leves fricções, sem esfregar.
  • Turquesa: Joias com turquesa, opala e ágata devem ser limpas apenas com flanela macia ou camurça para não prejudicar suas propriedades originais. Em hipótese alguma deve-se usar água e óleo na limpeza.

Na internet é possível encontrar várias técnicas de limpeza de joias, com pasta de dente, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, polindo com escovas de cerdas macias, peças de ouro, prata, ouro branco, entre tantas outras.

Contudo, todas essas técnicas quando feitas sem a orientação devida de um profissional, podem danificar a joia. Por esse motivo, o serviço de limpeza da Premier Joias é recomendado.

Possuímos os melhores profissionais em limpeza de joias do mercado, com vasta experiência e destreza, para garantir que as gemas e ligas metálicas permaneçam com suas características originais intactas.

Para maiores informações entre em contato conosco.

Dúvidas? Fale Conosco