Compra de Ouro

Entender quais são os critérios de avaliação para saber qual o valor do ouro é essencial. Para entender, as peças são classificadas em quilates (K), de acordo com a quantidade de metais adicionados em cada peça. A classificação do ouro inicia em 24 k, a peça pura (também chamada de ouro 1000), até 10 k.

Na Premier Joias fazemos a compra de todas as categorias de ouro avaliando-os e atribuindo valor de acordo com a sua classificação.

A seguir, veremos como identificar cada tipo de ouro para que você possa fazer uma compra segura.

Classificação do Ouro

Como dissemos, o ouro é classificado de acordo com a sua pureza, as peças feitas de ouro puro são chamadas de ouro 24 quilates, a medida padrão utilizada para indicar a quantidade de ouro em cada peça, dividida em 24 partes. Logo, uma peça de 18 quilates é composta por 18 partes de ouro e 6 partes de outras ligas metálicas, sendo o tipo mais utilizado em joalherias, enquanto o ouro 10 quilates é composto por 10 partes de ouro e 14 de outras ligas. Por esse motivo, as joias de 24 k são mais valorizadas, visto que não existe a presença de outros metais em sua composição. Por outro lado, este tipo de peça é muito frágil e extremamente suscetível à oxidação.

Veja como classificar cada tipo de ouro:

  • 24 Quilates – Máximo de pureza possível, 99,99%, conhecido também como ouro 1.000 ou 9.999;
  • 22 Quilates – Pureza de 91,6%, conhecido como 916;
  • 20 Quilates – Pureza de 83,3%, conhecido como ouro 833;
  • 19.2 Quilates – Pureza de 80,0%, conhecido como 800 ou ouro Português;
  • 18 Quilates – Tipo de ouro mais usado em joalherias é composto por 75% de ouro, conhecido como 750 e 25% de outras ligas metálicas, principalmente, prata e cobre;
  • 16 Quilates – Pureza de 66,6%, conhecido como 666;
  • 14 Quilates – Pureza de 58,3%, muito utilizado no mercado americano;
  • 10 Quilates – Percentual de 41,6% de pureza, conhecido como 416, muito utilizado na Europa;
  • 1 Quilate – Apenas 4,6% de ouro, conhecido como 46.

Coloração do Ouro

Assim como a variação de quilates acontece devido à mistura de outras ligas de metais, a coloração do ouro também varia de acordo com o acréscimo de metais diversos que o deixa em diferentes tons, agregando valores diferentes na compra de ouro.

Para criar uma peça de outra é necessário misturar o ouro 24 k com os seguintes metais:

  • Cobre e Prata – Ouro Amarelo;
  • Prata e Paládio – Ouro Branco;
  • Cobre e Prata – Ouro Rosa;
  • Prata – Ouro Verde;
  • Cobre – Ouro Vermelho.

A porcentagem de cada metal pode variar de acordo com a criatividade do designer, normalmente o padrão é 75% de ouro puro e o restante dividido entre os outros materiais, por exemplo, 10% prata e 15% cobre (ouro amarelo).

Por Que Fazer a Compra de Ouro?

Existem muitos motivos que nos levam a fazer a compra de ouro, como presente para alguém que gostamos, como forma de firmar um compromisso, como noivado, casamento e bodas, mas deixemos nesse primeiro momento a importância estética de uma joia feita em ouro para analisarmos outros pontos.

Por muito tempo o ouro foi à moeda corrente do mundo e atualmente ainda possui grande importância papel no sistema monetário internacional. A primeira vez que uma moeda de ouro foi utilizada foi em 550 a.C, aproximadamente, pelo rei Creso, da Lídia (área hoje assimilada pela Turquia).

O ouro, por séculos, foi utilizado como padrão para fixação do preço do papel-moeda, que até o século 19 era quando utilizado como ativo financeiro possui propriedades únicas, não sofre com as flutuações do mercado, risco de liquidez e risco político, da mesma maneira que outros tipos de investimentos. Logo, é um investimento mais seguro, que, em momentos inflacionários de recessão valoriza e durante os períodos deflacionários mantém o valor de compra e venda.

Compra de Ouro na Premier Joias

O ouro é considerado além de um ativo financeiro seguro, um metal essencial para criação das mais belas joias, por isso, realizar uma compra na segurança de uma empresa é essencial. A Premier Joias é uma empresa que preza pela qualidade de cada produto e segurança de nossos clientes. Por esse motivo, realizamos uma avaliação primária das peças a distância, por fotos e informações prévias dos clientes, contudo, a avaliação final presencial é indispensável.

Nossos profissionais possuem uma vasta experiência na avaliação de peças de ouro e todo o procedimento é feito a vista de nossos clientes, como forma de demonstrar o nosso compromisso com a qualidade do produto e idoneidade da empresa.

A Premier Joias é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado de joias de luxo e conquistou seu prestígio ao longo dos anos por realizar sempre um trabalho de excelência.
Em nossa loja, compramos ouro de qualquer quilate e em qualquer estado de conservação, isto por que, como explicamos, o ouro é um metal maleável e é possível uní-lo a outros metais e criar novas peças, mesmo se ela já esteja danificada.

Entre em contato conosco, converse com um de nossos especialistas e descubra o quão simples a compra de ouro pode ser.

Dúvidas? Fale Conosco